Os elevadores chegaram ao Brasil no início do século XX, os primeiros instalados foram no ano de 1918. Desde essa época, modelos novos são desenvolvidos para proporcionar mais conforto, e segurança.
Atualmente companhias multinacionais e nacionais se encarregam de produzir dar manutenção nos elevadores do nosso país, além de trabalhar para sua constante modernização trazendo não só melhorias técnicas como também itens de design diferenciados como os painéis touch screen para substituir as botoeiras.
Os elevadores fazem parte do nosso dia a dia: só em São Paulo, existem cerca de 77.000 deles, que movimentam milhões de pessoas todos os dias.
Só na cidade de São Paulo existem cerca de 77 mil elevadores que movimentam milhões de passageiros diariamente, e nesse post você irá conhecer os principais modelos de elevadores. Confira:
Quais são os Modelos de Elevadores?
Atualmente, existem 5 principais tipos de elevadores, que mudam em fatores como tecnologia utilizada, modo de funcionamento, entre outros. São eles:
Hoje em dia existem 5 modelos de elevadores principais que se diferenciam no modo de funcionamento, tecnologias empregadas etc. Os modelos de elevadores são:
Unifamiliares
Esses modelos de elevadores costumam ser instalados em residências e se tornaram uma tendência para prédios pequenos e casas com muitos pavimentos.
São considerados muito seguros e uma excelente forma para transporte durante as obras, e são utilizados para proporcionar acessibilidade.
Carga e automóveis
Elevadores de carga, tem uma capacidade de transporte maior e são mais robustos. São muito utilizados, por exemplo, em armazéns e mercados para proporcionar o transporte mais prático de lotes e mercadorias.
Quando falamos do transporte de automóveis, são muito comuns nos pontos em que os espaços são restritos, por exemplo em um estacionamento para transportar veículos de um andar para o outro com mais facilidade.
Plataformas elevatórias
Plataformas elevatórias possuem uma baixa capacidade quando comparamos com ascensores, sua carga máxima chega a 325kg, e por isso são utilizadas em projetos de acessibilidade.
Normalmente costumam ser instaladas em residências, podem chegar até 4 metros contam com espaço suficiente para os utilizadores das cadeiras de rodas.
Normalmente indicados para casas e outros edifícios pequenos, onde as escadas não são viáveis para transportar pessoas com necessidades especiais ou qualquer tipo de deficiência.
Elevador com máquina de tração
Muito usado em edifícios de médio a grande porte, o elevador com máquina de tração possui uma velocidade de atuação maior que os elevadores hidráulicos, por causa de seu modelo de criação.
Ele é movido por cabos de aço que passam por uma grande roda acoplada a um motor movido por energia, localizado por cima do poço do elevador.
Hidráulicos
São movimentos por um sistema que possui um pistão que fica dentro de um cilindro, elevadores hidráulicos também contam com a motorização que permite ao óleo hidráulico se deslocar para o bastão, o que permite subir e descer.
Esse tipo de elevador costuma ascender de maneira suave e tranquila, fazendo com que os usuários mal percebam sua movimentação entre os pavimentos. A manutenção de elevadores hidráulicos costuma ser simples quando executada por bons profissionais.
Agora que você conhece os modelos de elevadores, saiba quais são os tipos de manutenção de elevadores!