No nosso dia a dia estamos sempre lidando com equipamentos que só funcionam corretamente quando está enquadrado em uma norma ou regulamentação.
Geralmente as normas são implementadas com o objetivo de garantir que os pré-requisitos mínimos sejam atingidos.
Com os elevadores, não é diferente, principalmente quando falamos dos elevadores de passageiros.
Para transportarem pessoas, os elevadores devem cumprir alguns protocolos, e por isso as normas foram criadas para assegurar a boa utilização desse tipo de equipamentos.
NBR Elevadores: Quais são as normas ABNT para elevadores?
Quando os elevadores seguem corretamente as normas estabelecidas, as chances desses equipamentos apresentarem problemas diminuem drasticamente.
Não é nenhum pouco agradável ter um elevador que para no meio do caminho constantemente, ou que fica desnivelado com os pavimentos, essas situações podem causar acidentes.
Para os usuários, possíveis trancos ou movimentações bruscas geram experiências ruins.
Esses problemas podem ser prevenidos com uma manutenção apropriada e também a atualização dos equipamentos, principalmente quando esses são mais antigos, que precisam passar pelo processo de modernização tecnológica.
Neste post apresentamos quais são as normas ABNT para elevadores. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
O que são normas ABNT?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas ou ABNT, é o órgão que regulamenta e cria as normas técnicas que seguimos no nosso país.
Ela foi criada no ano de 1940, é uma empresa privada sem fins lucrativos que se responsabiliza por desenvolver todas as regulamentações válidas em todo o Brasil.
As normas não são consideradas leis.
Por outro lado, a nossa legislação em muitos momentos exige que normas específicas sejam cumpridas, e consequentemente as tornam obrigatórias em vários setores.
No que se refere aos elevadores, as obrigações estão diretamente relacionadas nos momentos da modernização, manutenção ou instalação desses equipamentos.
Quais são as normas ABNT?
Existem muitas normas da ABNT que envolvem os elevadores e os seus processos e a principal delas é NBR Elevadores 16083:2012, que tem o objetivo de especificar tudo que é necessário para a manutenção dos elevadores monta-cargas, de cargas, passageiros e das esteiras e escadas rolantes.
A NBR Elevadores 16083:2012 também possui uma série de especificações que envolvem os reparos, trocas de peças, ajustes, como resgatar passageiros, funcionalidades, limpeza, lubrificação etc.
Existem algumas outras normas para abordar cada tópico de maneiras específicas, cada uma com os seus respectivos detalhamentos sobre as formas de uso dos elevadores, como por exemplo:
- NBR Elevadores 16.042 – elevadores elétricos de passageiros,
- NBR Elevadores 15.597 – requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores,
- NBR Elevadores 12.892 – elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida,
- NBR Elevadores NM 313 – elevadores de passageiros,
- NBR Elevadores NM 267 – elevadores hidráulicos de passageiros,
- NBR Elevadores NM 196 – elevadores de passageiros e monta-cargas,
- NBR Elevadores NM 207 – elevadores elétricos de passageiros,
- NBR Elevadores 14.364 – elevadores e escadas rolantes,
- NBR Elevadores 10.982 – elevadores elétricos,
- NBR Elevadores 5.665 – cálculo de tráfego nos elevadores.
Os itens com as siglas “NBR NM” indicam que as normas são válidas em todos os países do Mercosul.
Adeque-se as normas NBR Elevadores da ABNT
As normativas da ABNT existem por razões bem específicas, e são criadas por profissionais especializados em cada tema, por isso a melhor opção é segui-las à risca.
Dessa forma, após compreender o que deverá ser executado, todas os passos seguintes serão feitos de maneira segura e confiável.
Quando o elevador atende a NBR Elevadores da ABNT, que é um órgão de credibilidade no nosso país, os condôminos, passageiros e síndicos terão mais tranquilidade, pois todas as ações nos elevadores estarão de acordo com as normas.
Para se adequar às normas ABNT, os condomínios e edificações que possuam elevadores precisam contratar empresas especializadas na área, que tenham o reconhecimento do mercado e experiência no segmento.
É fundamental que essa companhia esteja cadastrada junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, possua cadastro junto aos órgãos governamentais competentes e, acima de tudo, esteja habilitada formalmente a desenvolver suas atividades.
Ela passa, a partir de um contrato estabelecido, a responder pela segurança dos equipamentos, cumprindo todas as determinações legais e atendendo a todas as normas técnicas referenciadas.
Se a sua edificação não avaliou ainda a relevância do cumprimento das obrigações legais, é hora de analisar o assunto e tomar as providências necessárias para garantir a integridade e qualidade do seu patrimônio.
Agora que você já conhece as normas da ABNT e sua importância para a segurança das pessoas, verifique se os elevadores do seu edifício estão enquadrados, pois caso seja necessário algum tipo de manutenção você pode contar com um serviço especializado da Conservel Elevadores.