No momento, você está visualizando Evolução e Variedade dos Elevadores no Brasil
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Evolução e Variedade dos Elevadores no Brasil

Os elevadores chegaram ao Brasil no início do século XX, com os primeiros sendo instalados em 1918. Desde então, novos modelos têm sido desenvolvidos para proporcionar mais conforto e segurança.

Atualmente, companhias multinacionais e nacionais se encarregam de produzir e manter os elevadores no país, além de trabalhar constantemente para sua modernização. Essas melhorias não são apenas técnicas, mas também incluem itens de design diferenciados, como painéis touch screen que substituem as botoeiras tradicionais.

Os elevadores fazem parte do nosso dia a dia. Só em São Paulo, existem cerca de 77.000 elevadores, que movimentam milhões de pessoas todos os dias.

Neste post, você conhecerá os principais modelos de elevadores. Confira:

Principais Modelos de Elevadores

Atualmente, existem cinco principais tipos de elevadores, que se diferenciam em tecnologia e modo de funcionamento. São eles:

  1. Unifamiliares: Esses modelos são comuns em residências e têm se tornado uma tendência em prédios pequenos e casas com muitos pavimentos. São considerados muito seguros e são uma excelente opção para transporte durante as obras, além de proporcionar acessibilidade.

  2. Carga e Automóveis: Elevadores de carga têm maior capacidade de transporte e são mais robustos, sendo muito utilizados em armazéns e mercados para o transporte prático de lotes e mercadorias. Para o transporte de automóveis, esses elevadores são comuns em locais com espaço restrito, como estacionamentos, permitindo o transporte de veículos entre andares com mais facilidade.

  3. Plataformas Elevatórias: Com uma capacidade máxima de 325 kg, as plataformas elevatórias são utilizadas em projetos de acessibilidade. Normalmente instaladas em residências, podem alcançar até 4 metros de altura e têm espaço suficiente para usuários de cadeiras de rodas. São indicadas para casas e outros edifícios pequenos onde as escadas não são viáveis para transportar pessoas com necessidades especiais.

  4. Elevadores com Máquina de Tração: Muito usados em edifícios de médio a grande porte, esses elevadores possuem uma velocidade de atuação maior do que os hidráulicos, devido ao seu modelo de criação. Movidos por cabos de aço que passam por uma grande roda acoplada a um motor, esses elevadores são eficientes e rápidos.

  5. Hidráulicos: Movidos por um sistema que inclui um pistão dentro de um cilindro, os elevadores hidráulicos utilizam motorização para deslocar o óleo hidráulico, permitindo a movimentação suave e tranquila entre os pavimentos. A manutenção desses elevadores é simples quando realizada por profissionais qualificados.

Agora que você conhece os modelos de elevadores, saiba mais sobre os tipos de manutenção de elevadores!