Normas ABNT para Elevadores: Garantindo Segurança e Confiabilidade
No nosso dia a dia, estamos sempre lidando com equipamentos que funcionam corretamente quando estão em conformidade com normas ou regulamentações específicas. Essas normas são implementadas para garantir que os pré-requisitos mínimos de segurança e funcionalidade sejam atingidos.
Com os elevadores, especialmente os de passageiros, não é diferente. Para transportarem pessoas de maneira segura, os elevadores devem cumprir protocolos rigorosos, e as normas foram criadas para assegurar a boa utilização desses equipamentos.
Normas ABNT para Elevadores
Quando os elevadores seguem corretamente as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as chances de problemas diminuem drasticamente. É essencial evitar situações em que o elevador para no meio do caminho ou fica desnivelado com os pavimentos, pois isso pode causar acidentes e proporcionar experiências ruins aos usuários, como trancos ou movimentações bruscas.
Esses problemas podem ser prevenidos com uma manutenção apropriada e a atualização dos equipamentos, especialmente os mais antigos, que precisam passar por modernização tecnológica.
O que são Normas ABNT?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável por regulamentar e criar as normas técnicas no Brasil. Fundada em 1940, é uma entidade privada sem fins lucrativos que desenvolve todas as regulamentações válidas no país. Embora as normas não sejam leis, a legislação muitas vezes exige que normas específicas sejam cumpridas, tornando-as obrigatórias em vários setores.
No caso dos elevadores, as obrigações estão diretamente relacionadas à modernização, manutenção e instalação desses equipamentos.
Principais Normas ABNT para Elevadores
Existem várias normas da ABNT que envolvem elevadores e seus processos. A principal delas é a NBR 16083:2012, que especifica os requisitos para a manutenção de elevadores de monta-cargas, de cargas, de passageiros, escadas rolantes e esteiras.
A NBR 16083:2012 também abrange especificações sobre reparos, trocas de peças, ajustes, resgate de passageiros, funcionalidades, limpeza, lubrificação, entre outros aspectos. Além dela, outras normas abordam tópicos específicos, como:
- NBR 16858-1: Elevadores Passageiros e Carga;
- NBR 16858-2: Projeto de cálculos, inspeções e ensaios de componentes;
- NBR 16858-3: Acessibilidade em Elevadores para pessoas com deficiência;
- NBR 17858-7: Melhoria em Segurança de Elevadores de Passageiros e Cargas Existentes;
- NBR 12.892: Elevadores unifamiliares ou de uso restrito a pessoas com mobilidade reduzida.
- NBR NM 267: Elevadores hidráulicos de passageiros.
- NBR NM 196: Elevadores de passageiros e monta-cargas.
- NBR NM 207: Elevadores elétricos de passageiros.
- NBR 14.364: Elevadores e escadas rolantes.
- NBR 10.982: Elevadores elétricos.
- NBR 5.665: Cálculo de tráfego nos elevadores.
As normas com siglas “NBR NM” são válidas em todos os países do Mercosul.
Adequação às Normas ABNT
As normativas da ABNT são criadas por profissionais especializados e existem por razões específicas. Segui-las à risca é a melhor opção para garantir segurança e confiabilidade.
Quando um elevador atende às normas da ABNT, condôminos, passageiros e síndicos têm mais tranquilidade, pois todas as ações nos elevadores estarão de acordo com as normas estabelecidas. Para se adequar às normas, é essencial contratar empresas especializadas na área, que possuam reconhecimento no mercado e experiência no segmento.
A empresa deve estar cadastrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), junto aos órgãos governamentais competentes, e formalmente habilitada para desenvolver suas atividades. A partir de um contrato estabelecido, a empresa responde pela segurança dos equipamentos, cumprindo todas as determinações legais e atendendo a todas as normas técnicas.
Se sua edificação ainda não avaliou a relevância do cumprimento das obrigações legais, é hora de analisar o assunto e tomar as providências necessárias para garantir a integridade e qualidade do seu patrimônio. Agora que você conhece as normas da ABNT e sua importância para a segurança, verifique se os elevadores do seu edifício estão em conformidade. Caso seja necessário, você pode contar com os serviços especializados da Conservel Elevadores.